Correio Popular Notícia






MPF convoca população para audiência sobre aeroporto José Coleto

Data da notícia: 07/08/2013
Foto:

(Da Redação) A administração e a estrutura do aeroporto de Ji-Paraná serão os temas discutidos em uma audiência pública promovida pelo MPF (Ministério Público Federal) em Ji-Paraná, a ser realizada em 23 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores. Durante a audiência, o MPF pretende discutir a situação da pista, terminal de passageiros, cercas, estacionamento e estabelecer cronograma para recuperação destes bens ou aperfeiçoamento de procedimentos.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130807-151.jpg[/IMG] Foram convocados para a audiência pública o chefe de gabinete da Secretaria de Aviação Civil, o chefe de gabinete do Governo do Estado de Rondônia e da prefeitura de Ji-Paraná, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e de Transportes de Rondônia, o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo ? DECEA, o presidente da Fundação Ji-Cred e da Agência Nacional de Aviação Civil. Eles têm prazo de cinco dias para confirmar a presença ou indicar representante. Também serão convidados, como expositores, deputados federais e senadores, e líderes de bancada da Assembleia Legislativa e da Câmara de Ji-Paraná.
O edital de convocação para a audiência pública foi expedido pelos procuradores da República que atuam em Ji-Paraná - Carolina Rosado, Henrique Felber Heck e José Rubens Plates ? e também pelo procurador que atua em Vilhena - Guilherme Rocha Göpfert.
O Coordenador da Procuradoria da República em Ji-Paraná, Henrique Felber Heck, disse que a intenção do MPF é de realizar a audiência. ?Discutimos muito internamente e chegamos a conclusão de que a audiência será uma medida bastante interessante, até para a população ter conhecimento do que está acontecendo, o porquê o aeroporto de Ji-Paraná estar do jeito que está atualmente, frisou.
O procurador informou que a intenção é que a audiência pública agilize a solução dos problemas do aeroporto. ?Queremos reunir todas as autoridades para falarem e documentarem o que foi feito para melhorias do aeroporto e se não, como é o caso da pista que já estava há muito tempo para ser feita e do porque ainda não foi feito? São esclarecimentos que deverão ser prestados não só ao Ministério público mas, a população que é quem precisa saber da real situação do aeroporto?, lembrou.
Durante a audiência, os presentes poderão fazer perguntas. As pessoas podem também enviar mensagem eletrônica com o título "Audiência Pública" e a pergunta para os expositores até as 19h do dia 16 de agosto pelo e-mail prmjipa@prro.mpf.gov.br. O interessado deverá se identificar e informar o órgão público convidado que deve respondê-lo.

INVESTIGAÇÃO - O MPF investigou o problema do aeroporto do município por quase dois meses. ?Em 11 de junho abrimos o inquérito e oficializamos alguns órgãos para saber sobre os problemas existentes, principalmente o da pista de pouso e decolagem?, ressaltou o procurador.
Segundo Henrique Felber, ele esteve com um perito do Ministério Público Estadual, que foi gentilmente cedido pelo MP/RO, visitando o Aeroporto José Coleto, e ele constatou que existem vários problemas na pista.
O procurador lembra que já existem projetos para refazer a pista, levantar os muros em torno do aeroporto e algumas outras obras de melhorias, que deverão ser liberadas nos próximos dias. ?O projeto encontra-se atualmente na Secretaria de Aviação Civil e está em análise do setor de engenharia?, lembrou.
Após aprovado o projeto e validado, o DER pode realizar a licitação para contratação da empresa que irá realizar a obra no aeroporto. ?São em torno de R$ 10,5 milhões para este projeto que contempla a reforma da pista, a construção dos muros de proteção e de mais alguns elementos dentro da área do aeroporto. Dentre estes recursos, quase 95% do recurso é Federal e tem a contra partida do Estado. A princípio deve sair ainda neste ano, mas, depende também da agilidade da Secretaria de Aviação e do DER de Rondônia?, lembrou o procurador. Com informações do MPF/RO.

Fonte:






Noticia vista 1517 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.